Ensino jurídico em tempos de confinamento

 

Olá civilista. Hoje, peço licença para deixar um pouco de lado os temas da nossa área e falar um pouco da minha atual rotina de professor. De algum modo, o Direito Civil vai estar presente, pois, afinal de contas, é ele que gentilmente me empresta a sua matéria para que eu possa exercer a nobre arte de ensinar.

Acredito que todo mundo saiba que a busca pela forma mais eficiente de aprendizagem gera constantes discussões no meio acadêmico. Há aqueles que defendem o modelo tradicional, com aulas expositivas nas quais o professor busca transmitir o conhecimento que adquiriu nos seus próprios estudos e na prática profissional, enquanto outros afirmam que é hora de voltar a atenção para as metodologias ativas, uma forma de aprendizado mais focado no aluno.

O confinamento fez o que se espera dele, restringiu as nossas possibilidades e impôs uma única forma de ensino, a remota. E nós, professores universitários, seguimos, com o uso das tecnologias digitais, no cumprimento do trabalho árduo, embora gratificante, de ajudar os estudantes a desenvolver competências que serão indispensáveis em suas carreiras profissionais.

Posso dizer que estou praticamente ajustado nessa situação de ensino remoto. Ele, como qualquer outro, tem seus pontos fortes e fracos. Para se ter uma ideia, durante essa semana estou aplicando provas que chegam aos alunos por um formulário eficiente, mas que não me impede de levantar dúvidas a respeito da efetividade dessas avaliações que, devido ao confinamento, não podem ser realizadas nas faculdades.

Digo que estou praticamente ajustado, seja por essa questão das provas ou por outras que vão surgindo a cada nova semana durante o confinamento. O que eu posso afirmar com certeza é que metodologias capazes de promover soluções modernas no âmbito do ensino jurídico auxiliam bastante nesse momento. E é nessa concepção que se posicionam as videoaulas no modelo remoto.

Assim, nós seguimos com o conteúdo das disciplinas (seja ele tradicional como o nosso direito civil ou inovador como o direito da infraestrutura), fazendo um bom uso das ferramentas pedagógicas que temos à nossa disposição. O importante é que os alunos saibam que estamos buscando sempre um modelo de aprendizado mais significativo, resultado do diálogo com o professor, seja diretamente nas aulas presenciais ou mediado pela internet.

A propósito… esse breve texto, quase um desabafo, trouxe-me uma ideia. Irei, em breve, divulgar aqui no NDC o primeiro episódio de um programa de ‘podcast’, no qual iremos conversar mais sobre o ensino jurídico, seus desafios e possibilidades. Todos estão, desde já, convidados a fazer essa reflexão. O programa já tem até nome (me ocorreu agora), ele vai chamar Vida Acadêmica.

Até breve, então! Um abraço virtual, mas nem por isso menos caloroso.

5 6 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Kênia Cristina lucas
Kênia Cristina lucas
4 meses atrás

Excelente professor! As aulas são bem explicativas, a única diferença é metodologia ativa, melhor do que tudo é estar em sala de aula! Mas sabemos que estão fazendo o melhor, e você professor René pode ter certeza que está fazendo mais que o seu melhor! As melhores aulas da vida! É o tipo de professor que não esqueceremos jamais! Obrigada .

GIZELDA DE JESUS CRUZ MENEZES
GIZELDA DE JESUS CRUZ MENEZES
4 meses atrás

Bom, dia!
As suas aulas mesmo online não ficam a desejar, você realiza um ótimo trabalho.
Tenho percebido mais participação da turma em geral, meu aprendizado também melhorou muito, tenho me dedicado ainda mais em tempos de confinamento.

Espero nos encontrarmos em breve.

Um forte abraço!

SONIA APARECIDA DUARTE
SONIA APARECIDA DUARTE
4 meses atrás

Boa noite, nobre professor! Em primeiro lugar quero parabenizar a Faculdade Kennedy pelos esforços empregados para não deixar que seus alunos perdessem o semestre letivo. Seis meses, é muito tempo, quando já se passou dos 18 anos. Mas acima de tudo quero agradecer e parabenizar todos os professores. Tenho absoluta certeza de que vocês estão tendo trabalho triplicado, além de outros inconvenientes e cobranças, que antes não existiam. Mas gostaria de comentar um trecho de seu artigo, que também já foi comentado durante a aula remota pelo senhor. Trata-se dessas novas modalidades de provas, que não impedem a consulta e… Read more »

SONIA APARECIDA DUARTE
SONIA APARECIDA DUARTE
4 meses atrás

Meu comentário saiu do tamanho de seu artigo! Kkkkkk

Isaque dos Santos
Isaque dos Santos
4 meses atrás

Professor diante dessa nova rotina de vida que estamos vivendo, vale sim refletir como será daqui por diante as rotinas acadêmicas, a meu ver o emprego de tecnologias nos meios de estudos acadêmicos é um assunto que merece o máximo de nossa atenção uma vez que o mundo esta se transformando; não só por causa desta pandemia mas sim pela necessidade que se faz devido as rotinas cada vez mais intensas da sociedade. O emprego de aulas remotas se mostrou ao meu ver algo muito interessante, pois, eu mesmo mantinha em mim um preconceito que aos poucos está se extinguindo… Read more »

Isaque dos Santos
Isaque dos Santos
4 meses atrás
Reply to  renevial

Professor se isso acontecer será um ganho incomensurável para as disciplinas uma maior interação interdisciplinar é o mesmo que ver o próprio direito sendo aplicado de forma real dentro da acadêmia para mim será um grande avanço acadêmico.

ALESSANDRA ROSA DE PAULA DANTAS
ALESSANDRA ROSA DE PAULA DANTAS
4 meses atrás

O interessante, no ser humano, Professor, é essa capacidade de se reiventar, aprender a partir de… e isto estamos fazendo juntos, em nossas aulas online.Como foi pontuado no texto, a situação de ensino remoto como qualquer outro, tem seus pontos fortes e fracos, mas ainda prefiro o ensino presencial, pois o contato humano, olho no olho, ainda é o essencial na questão de ensino aprendizagem, não descartando essa tendencia pós pandemia, do uso mais intenso das ferramentas digitais no ensino.

Ana Paula Mendes
Ana Paula Mendes
4 meses atrás

Aguardando ansiosamente pelo podcast!

Last edited 4 meses atrás by Ana Paula Mendes
Vanessa Thaynara
Vanessa Thaynara
3 meses atrás

Boa noite, René!
Pois bem, as suas aulas mesmo virtualmente não deixa de ter aquele impacto em todos nós e essa ênfase bastante importante em nosso cotidiano. A cada nova aula e período que nos encontramos aqui junto com você, não só pra nós mas como pra você se torna um novo aprendizado e uma abrangência enorme de todos esse conteúdos que se tornam bastante claros atravéz de suas explicações. Creio que todos nós ainda estamos nos adaptando a essa nova plataforma virtual, e que tudo no final dará certo. Um grande abraço virtual.

José Pereira de Souza
José Pereira de Souza
3 meses atrás

A Pandemia veio acelerar esse formato de estudo e trabalho, quando digo, acelerar é porquê já se tinha adotado antes com os estudos em EAD e home office. Entretanto, o Brasil não estava preparado para tal situação seja ela econômica, estrutural e até mesmo político. Contudo, sob o posto de vista dos estudos em EAD, penso que para mim, ter aulas On line está sendo uma experiências fantástica, antes pensava que talvez não teria resultados satisfatórios. Hoje, posso afirmar que até passei a gostar desse formato de estudos.
 
 

Gleyson Juan Carneiro Ramos
Gleyson Juan Carneiro Ramos
3 meses atrás

Muito interessante o tema. Além de abordar a visão de como está sendo a rotina árdua de trabalho de todos os professores, não somente os de faculdade. Vale ressaltar, que devido a pandemia, o modelo de aulas remotas forçou extremamente o exclusão digital para alguns professores e principalmente para alguns alunos, que apesar de não entenderem muito do mundo tecnológico, não desistiram da vida acadêmica e batalham cada vez mais para aprender.E não podendo deixar de lado, obviamente, os professores, que como citado acima, procuram várias metodologias de ensino para ajudar aos alunos que neste modo de aula limitado, tem… Read more »

Alfredo Luiz de Souza
Alfredo Luiz de Souza
3 meses atrás

Esplêndido professor. O assunto abordado é muito interessante. As aulas estão sendo muito bem ministradas pelo senhor e pelos outros professores. No início da quarentena, imaginei que pela falta de aulas presenciais o ensino e o rendimento cairiam, mas graças a dedicação do senhor e dos outros professores a matéria foi passada a nós e explicada muito bem. Particularmente preferia as aulas presenciais, pois sentia uma maior absorção do conhecimento, mas como não é possível por conta deste mal que nos assola, vocês estão fazendo um ótimo trabalho.

André Wallacy S. Martins Lima
André Wallacy S. Martins Lima
3 meses atrás

Excelente artigo professor ! Com surgimento da pandemia do coronavírus, houve uma série de incertezas e preocupações sobre como e quando seriam as aulas presenciais novamente. Após a transição dessa modalidade de aula para aula remota, nota-se o tanto que a tecnologia está revolucionando o mundo acadêmico, porque em meio à um período conturbado, no qual estamos vivendo, pouco a pouco conseguimos nos adaptar. Vale ressaltar que, o senhor e os demais professores são extremamente importantes nesse método de aula, pois mesmo à distância, estão ministrando as aulas de forma sublime, e portando, o aprendizado e conhecimento continua chegando de… Read more »

Camila Fernandes Macário Silva
Camila Fernandes Macário Silva
3 meses atrás

Um ótimo professor, explica muito bem, tenho melhorado muito meu desempenho assistindo as aulas gravadas, e vejo muita interação sua com os alunos. Parabéns Rene

Ana Flávia Ferreira Santos Brant
Ana Flávia Ferreira Santos Brant
3 meses atrás

Boa noite professor, é realmente nítido o empenho e dedicação de todos os professores da nossa querida faculdade para que os alunos tenham um bom desempenho no curso. Este momento de crise que estamos vivendo possibilitou novas formas de aprendizado, que na minha opinião, só acrescentou para o nosso conhecimento. Por exemplo, a ideia do podcast é incrível, e como sempre irá nos ajudar muito.

Kaik Vanderley
Kaik Vanderley
3 meses atrás

Boa tarde
Perfeito , o momento que estamos passando é novo tanto para nós alunos e vocês professores , mas fico feliz em ver que os senhores estão se empenhando ao máximo e dando o melhor para nos trazer o conhecimento e aprendizado da melhor forma possível , vamos sair dessa mais fortes !! 👏🏻👏🏻🙏🏻

henrique de araujo baldez
henrique de araujo baldez
3 meses atrás

Tivemos que nos adaptar neste momento difícil, creio que o modelo remoto nos trouxe uma nova alternativa que alia o uso da tecnologia ao modo moderno de nos relacionar.

Mesmo sendo novidade, o professor Renê continua brilhante ao nos repassar seu conhecimento.